twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Saúde:WHEY PROTEIN – GUIA DEFINITIVO

Esse é o seu guia definitivo sobre Whey Protein. Como tomar? Quando tomar? Por quê tomar? Quais os tipos de whey protein existentes? E muito mais! Confira!

O QUE É WHEY PROTEIN?

Whey protein é a proteína extraída do soro do leite. Corresponde a 20% do total de proteínas contidas no leite de vaca, sendo os outros 80% compostos de caseína.
Após o soro de leite ser extraído e isolado, ele é filtrado para remover gordura e carboidratos.
Esse processo de filtragem custa caro, e é aí que vem a diferença dentre os milhares de Whey Protein no mercado. Quanto mais filtrado, menos carbo e mais proteína, e mais caro.
Tome cuidado ao comprar seu suplemento, confira o rótulo, pois você pode estar comprando carboidrato a preço de proteína.

BENEFÍCIOS DO WHEY

Além da já conhecida função do whey na construção muscular, há outros benefícios:

* Manter um nível equilibrado de pH no sangue.
* Preservação do tecido muscular durante dietas rígidas. (Cutting)
* Fonte de energia quando não houver carboidratos disponíveis
* Manter níveis hormonais adequados
* Manter o sistema imunológico do corpo funcionando adequadamente.

OS TIPOS DE WHEY PROTEIN

Há basicamente três tipos principais de Whey:

* Whey Protein Concentrado
* Whey Protein Isolado
* Whey Protein Hidrolisado

WHEY PROTEIN CONCENTRADO

Esse é o tipo de whey mais comum, que passa por uma filtragem mínima, gerando um suplemento composto de 70% a 80% de proteína, sendo o restante gorduras e carboidratos.

WHEY PROTEIN ISOLADO

Esse whey passa por um fino processo de filtragem, resultando em um suplemento com 95% de proteína. É mais caro que o concentrado, e é recomendado para atletas em uma dieta rígida. 

WHEY PROTEIN HIDROLISADO

Esse Whey, além de passar por uma longa filtragem, ele sofre um processo chamado de Hidrólise, que quebra as cadeias longas de proteínas em cadeias menores, tornando sua absorção mais rápida do que os dois tipos acima.


QUANDO TOMAR WHEY PROTEIN

O whey protein é um suplemento muito versátil, e seu uso é benéfico em vários momentos.
Caso não possa tomar Whey em todos os momentos citados abaixo, use apenas no pós-treino.

WHEY PROTEIN PELA MANHÃ

O período que você vai para cama, até acordar, é o maior tempo que seu corpo passa sem se alimentar, isso o leva a um estado catabólico.
Ou seja, o corpo passa a quebrar as células musculares para gerar energia.
Ao acordar, a melhor maneira de sair desse estado é tomar.

WHEY PROTEIN ANTES DO TREINO

Caso sua rotina não permita que você se alimente adequadamente para seu treino, o uso de whey protein uma hora antes de malhar deixará o seu sangue rico em energia, BCAA e outros aminoácidos, que lhe ajudarão durante os exercícios. 

WHEY PROTEIN APÓS O TREINO

De 30 a 60 minutos após o treino é o momento ideal para o uso de Whey Protein. Durante o exercício, seu músculo sofre muitos danos, e seu estoque de glicogênio é usado completamente.
O whey protein providenciará esse glicogênio necessário para o reabastecimento, além da matéria prima necessária para reconstrução muscular.

DOSAGEM RECOMENDADA DE WHEY

Além de dosagem depender de cada organismo, o seu estilo de vida e intensidade de treino também influenciará muito, por isso é difícil falar um número exato. Porém, há algumas recomendações.

A dosagem recomendada para adultos saudáveis, é de 0,8g de Whey por Kg corporal. Pessoas que praticam exercícios e querem ganhar massa magra, devem consumir pelo menos o dobro dessa quantidade.

Outro meio de medir a quantidade, é garantir que de 20 a 40% das suas 
calorias diárias venham de fontes de proteína.

Consulte um profissional e ele lhe dirá exatamente a quantidade que você precisa, após lhe fazer várias perguntas e consultar seu exame de sangue.


INTOLERÂNCIA A LACTOSE

Pessoas que possuem intolerância à lactose podem fazer o uso de whey, porém, deve ser o whey isolado, e um de marca confiável. De qualquer maneira, consulte seu médico antes de usar o suplemento. 

MISTURAR COM OUTROS SUPLEMENTOS

Não há problema algum em misturar seu Whey com creatina, glutamina, malto, ou outro suplemento qualquer. 

COZINHAR/ASSAR WHEY PROTEIN

Há inúmeras receitas que utilizam Whey Protein, mas ele não sofre desnaturação se for assado ou cozinhado? Sim, sofre, mas não precisa se preocupar, pois você ainda absorverá todos os aminoácidos que continham no whey 

WHEY PROTEIN COM ÁGUA OU COM LEITE

Essa é uma grande polêmica. Muitos dizem que o leite atrapalha a absorção da proteína, afinal de contas, ela passou por um longo processo para ser retirada do leite, e você vai e mistura de volta? 

Porém, outros defendem que isso não influencia em nada, que o whey misturado ao leite não fica tão ligado como o whey natural.

O que você acha? Deixe sua opinião nos comentários, ou entre em nosso fórum para debatermos! 

MISTURAR ANTES DO TEMPO

O whey protein não perderá “potência” caso você misture antes de beber. Porém, ele poderá estragar se não for armazenado corretamente. O whey protein pode ficar, misturado, por até dois dias na geladeira.

WHEY PROTEIN PARA SUBSTITUIR REFEIÇÃO

O whey protein não deve ser utilizado para substituir as refeições. Substituir uma refeição por um suplemento nunca é recomendado, porém, caso seja necessário, há produtos específicos para tal uso.

ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta.
Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.
Olhar notícia não tem objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, personal trainer, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.
É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei.
Informações do sate Malhando certo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário