twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

segunda-feira, 10 de março de 2014

BANCOS NÃO PODEM IMPEDIR ACESSO DE CONSUMIDORES ÀS AGÊNCIAS

O Procon-PE elaborou uma nota técnica na qual esclarece a população sobre uma prática comuns de algumas instituições bancárias: impedir o acesso dos consumidores às agências nos dias e horários de maior movimento. Além disso, os funcionários dos bancos orientam o consumidor a ficar esperando do lado de fora da agência ou procurar outra instituição. De 2013 para cá, o Procon-PE recebeu cerca de 50 denúncias por telefone sobre esse  tipo de problema e já aplicou seis multas.

A prática fere diversos artigos do Código de Defesa do Consumidor – CDC. “Trata-se de uma clara ofensa ao dever de proteção, cooperação e informação, exigível a todos os fornecedores, visto ser direito básico do consumidor, conforme o artigo 6º, incisos III, VI e X, do CDC”, destaca o coordenador geral do Procon-PE, José Rangel.

Essa conduta dos bancos contraria ainda a resolução nº 3.694/2009 do Banco Central, que diz no seu artigo 3° que “é vedado às instituições referidas no art. 1º recusar ou dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico. 

Dessa forma, o Procon-PE entende que essa é uma prática abusiva das instituições financeiras e orienta que os consumidores que passarem por essa situação procurem o órgão para abrir uma reclamação contra o banco.                                                                                                                                                                                                                                                                                informações: procon-pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário