twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Médicos desmentem boatos de sequelas deixadas pelo zika vírus

Do G1 Pernambuco

O aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti tem preocupado a população. Além do alerta para os perigos da dengue, chikungunya, e para ligação do vírus zika com a microcefalia, áudios que circulam pelas redes sociais têm deixado famílias ainda mais apreensivas.

As mensagens, gravadas por pessoas diferentes, passam praticamente a mesma informação, supostamente repassada por médicos e especialistas. Segundo os áudios, o zika vírus é capaz de deixar sequelas neurológicas não só em bebês, mas também em crianças com menos de sete anos. Apesar de não ter comprovação, o boato causou pânico e dúvidas na população.

Segundo a infectologista pediátrica Ângela Rocha, o zika pode, sim, deixar sequelas neurológicas, mas trata-se de um quadro raro que acontece com um número pequeno de pacientes.Para desenvolver algum quadro neurológico como encefalite, é preciso que a imunidade esteja baixa, seja em criança, adulto ou idoso. Esse percentual não é significativo o suficiente para deixar a população estar estressada em relação a isso, esclarece a médica.


O Governo e suas instituições estão mobilizados contra a epidemia da doença no Brasil, explica Rodrigo Estabeli, vice-presidente de pesquisa da Fiocruz. Segundo ele, é importante confiar apenas em comunicados oficiais sobre as doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário