twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Maioria das prefeituras de Pernambuco não tem transparência, diz levantamento do TCE

O Tribunal de Conta de Pernambuco divulgou o Índice de Transparência das prefeituras pernambucanas que cumprem de forma insatisfatória a Lei de Acesso à Informação (LAI). De acordo com o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE), divulgado ontem (01), no Portal da Transparência do Tribunal de Contas, 73% dos postais de transparência das administrações municipais são insatisfatórios. Favoráveis de acesso à informação são 27%.


De acordo com levantamento, Recife lidera entre as cidades de maneira desejável, ou seja, com portal em pleno funcionamento e transparência de gestão. Dos 184 municípios, 47,85% cumprem as exigências da legislação insuficiente; em 28,26% o nível crítico; 26,65% moderado; 2,72% inexistente e 0,54% desejável. 



    
No interior do Agreste pernambucano, Caruaru aparece 13º, com nível moderado, seguida das cidades de Toritama (75º) e Santa Cruz do Capibaribe (112º), ambas com níveis insuficientes no acesso às informações. A cidade de Jataúba, nem sequer disponibiliza acesso as suas contas ficando na 180º.     

O índice elaborado pelo TCE se baseou em 51 critérios, que incluíram desde o conteúdo apresentado nos sites até a utilização dos recursos tecnológicos exigidos pela LRF e Lei de Acesso à Informação. Mais detalhes aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário