twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Secretaria vai informar procedimentos preventivos, mas descarta ebola

Imagem meramente ilustrativa 


A Secretaria de Saúde de Caruaru agendou, para as 16h desta terça-feira uma coletiva de imprensa. O objetivo é informar sobre os procedimentos preventivos envolvendo um paciente atendido em uma policlínica do município, com sintomas inicialmente sugestivos de ebola, mas posteriormente descartados.

Foto divulgação prefeitura de Caruaru-PE


A entrevista será realizada no auditório da sede do órgão, na Rua General Estilac Leal, com a participação de representantes do gabinete do prefeito José Queiroz, da Secretaria Municipal de Saúde, do Governo do Estado e da Vigilância Sanitária, que prestarão informações técnicas relacionadas ao caso.
No início desta tarde, a Secretaria de Saúde de Caruaru divulgou uma nota oficial sobre a supeita de ebola no município. No documento, o órgão afirma que a hipótese mais provável, na verdade, é de malária, uma vez que o brasileiro veio da Guiné Equatorial, área não considerada de infestação do virus.
Depois de entrar em contato com o Governo do Estado, a secretaria municipal está encaminhando um exame do paciente para malária. No entanto, caso os testes descartem a doença, ele será submetido a novos exames para outros males, como ebola e chikungunya." Será feito um teste, ainda hoje, para definir o diagnóstico", diz a nota.
No documento, a pasta acrescenta que o procedimento está sendo orientado por infectologista especializado da Secretaria Estadual de Saúde e que não há qualquer motivo para pânico, uma vez que todas as providências técnicas e preventivas estariam sendo tomadas.
Apesar da Secretaria de Saúde de Caruau negar a suspeita inicial de ebola, os procedimentos seguem o protocolo internacional adotado em casos suspeitos do vírus, com a interdição da Policlínica do Vassoural, onde o paciente está internado com febre. De acordo com a pasta, a medida continua sendo tomada por precaução.Diário de Pernambuco
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Saúde de Caruaru já entrou em contato com o Governo do Estado e está sendo encaminhado um exame do paciente brasileiro, procedente da Guiné Equatorial, que não é considerada área de infestação do virus ebola.
A hipótese mais provável é que o paciente está acometido de malária. Será feito um teste, ainda hoje, para definir o diagnóstico. O procedimento está sendo orientado por infectologista especializado da Secretaria Estadual de Saúde. 
Não há qualquer motivo para pânico. Todas as providências técnicas e preventivas estão sendo tomadas. Em breve, a Secretaria Municipal de Saúde voltará a informar ao povo de Caruaru e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário