twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

domingo, 21 de setembro de 2014

Candidatos ao governo de PE são sabatinados em boate gay do Recife


G1-O movimento gay Leões do Norte realizou uma sabatina com candidatos ao governo de Pernambuco, na noite desta sexta-feira (19), no Recife. O evento ocorreu na boate Metrópole, conhecida por organizar festas LGBTs, localizada no bairro da Boa Vista, no Centro da capital.
Estiveram presentes Jair Pedro (PSTU), Paulo Câmara (PSB) e Zé Gomes (PSOl). O candidato Armando Monteiro (PTB) foi convidado, mas não compareceu por estar cumprindo agenda de campanha no interior do estado. Vice na chapa de Armando, Paulo Rubem, esteve no local, mas a organização do evento vetou a participação dele.
(Foto: Luna Markman/G1)

O debate começou com a exibição de um filme que relatou as dificuldades enfrentadas pela população LGBT. As entrevistas foram feitas em várias cidades pernambucanas, desde julho deste ano.

“Nós conversamos com travestis, lésbicas, gays e surdos que estão fora do movimento, não são as lideranças, pessoas simples e comuns, para saber as reais necessidades. Percebemos que as maiores demandas são educação e emprego", explicou um dos membros da direção do Leões do Norte, Welington Medeiros.
Jair Pedro centrou o discurso na importância da aprovação imediata do projeto de lei da Câmara Federal n° 122, que criminaliza a homofobia no Brasil. "A nossa luta é nacional e, aqui no estado, a mesma coisa, porque, até hoje, quem está pagando muito com a violência é exatamente esse segmento LGBT. É uma média de 22, 24 assassinatos aqui em Pernambuco. Garantir de fato a segurança pública, o emprego para esse segmento e uma saúde pública específica", apontou.
Paulo Câmara destacou a inclusão de estudantes LGBT na rede pública de ensino. "As escolas públicas e técnicas e cursos de qualificação vão oferecer vagas para todos, independente da orientação sexual. Vamos orientar os docentes para que não haja nenhum tipo de preconceito. Vamos fazer uma política pública que seja transversal, que abranja várias estruturas do governo, com a visão única de combater qualquer tipo de homofobia", disse.
Zé Gomes também apoia a luta nacional pela criminalização da homofobia e reforçou a necessidade de fortalecer espaços de participação popular. "A gente precisa avançar na legislação estadual, mas colocar em prática o que já existe em legislação de políticas públicas. Também precisamos de estruturas da segurança pública que garantam o atendimento adequado ao segmento LBGT, com delegacias especializadas e interiorização e regionalização dos centros de referência", elencou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário