twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

sábado, 27 de setembro de 2014

Dilma sobe, abre 13 pontos de vantagem sobre Marina e pode ser reeleita no primeiro turno.


Pela primeira vez, petista aparece à frente da rival no 2º turno, diz Datafolha. Tendência de subida contínua da presidente sugere que a eleição poderia ser decidida já na primeira etapa

Pelo menos até agora, a marca da fase final da eleição presidencial é um movimento de ascensão rampante da presidente Dilma Rousseff (PT) combinado com o deslizamento de sua principal rival, Marina Silva (PSB).
Foto: Bahia Negócios

Impulsionada pela propaganda eleitoral bem mais assídua que a de seus adversários, Dilma vem melhorando seu desempenho nas pesquisas sucessivamente há cerca de um mês. E faz 20 dias que ocorre exatamente o oposto com Marina.
No levantamento do Datafolha finalizado nesta sexta (26), o descolamento ficou nítido. Com mais uma variação positiva (de 37% para 40%), Dilma dobrou sua vantagem sobre a pessebista na simulação de primeiro turno.
A dianteira de 7 pontos subiu para 13. Contribuiu para isso o recuo de três pontos de Marina (de 30% para 27%).
O senador Aécio Neves oscilou de 17% para 18%. Os outros oito candidatos inscritos na disputa somam 4%.
Outra novidade positiva para Dilma é que, pela primeira vez, ela aparece à frente de Marina no teste de segundo turno. Na simulação de embate final mais provável da disputa, Dilma alcança 47% contra 43% da ex-ministra do Meio Ambiente.
Essa diferença de quatro pontos representa um empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Mas, embora real, a hipótese de empate neste caso é muito baixa. Primeiro por estar no limite máximo da margem de erro para as duas candidatas. Segundo porque, na série de segundo turno, Dilma também vem avançando pesquisa após pesquisa desde o fim de agosto.
A tendência de crescimento contínuo de Dilma sugere que a disputa poderia até ser decidida no primeiro turno.
Para isso ocorrer, a petista precisaria ter mais de 50% dos votos válidos (a conta que compara o desempenho de cada candidato após o descarte dos votos nulos e dos votos em branco).
Considerando apenas os votos válidos, Dilma tem hoje 45%, Marina alcança 31%, Aécio fica com 21%.
Se a disputa fosse só entre eleitores do Nordeste ou só entre os do Norte, Dilma seria reeleita no primeiro turno com facilidade. Ela tem 55% dos votos totais dos nordestinos. No Norte, alcança 49%.
No Sul, a petista é líder isolada com 36% (Aécio tem 23%, Marina, 21%). No Sudeste –o maior colégio eleitoral do país– e no Centro-oeste, ela tem 31% e 30%, respectivamente. Nas duas regiões há empate com Marina.
Apesar de continuar líder em rejeição, Dilma tem visto sua taxa recuar. Hoje, 31% dizem que não votariam nela de jeito nenhum. É o menor valor desde julho.
O Datafolha entrevistou 11.474 eleitores na quinta e nesta sexta.
Por RICARDO MENDONÇA/ Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário