twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

sábado, 13 de setembro de 2014

Novas Indústrias na Paraíba deverão gerar cerca de mil empregos


Com um Parque Industrial em Expansão, e uma política de incentivos fiscais, favorável a instalação de novos empreendimentos, a Paraíba tem atraído cada vez mais novos empreendimentos do segmento industrial. Para se ter uma ideia disso, a partir de 2015, o Estado vai ganhar mais quatro novas indústrias, a Magna Estaleiros, a Anjos Colchões, e as multinacionais Zcros Tratamento de Resíduos e a Smartpack. O protocolo de intenções junto às empresa foi assinado na última segunda-feira, dia 01 de setembro.
As duas primeiras vão instalar fábricas no município de Caaporã. Enquanto as outras duas construirão suas indústrias em Alhandra e Conde, respectivamente. A estimativa é que os empreendimentos gerem cerca de mil empregos diretos e indiretos.
A Magna Estaleiros é uma empresa náutica de embarcações de esporte e lazer com 16 anos no mercado brasileiro, e possui mais de 1.300 unidades entregue em todo país.
Há mais de 20 anos no mercado, a Anjos Colchões produz seus colchões oferecendo ao mercado produtos com tecnologia avançada e padrões de altíssima qualidade em lojas especializadas na venda de colchões.
A Paraíba vai receber ainda, a indústria da Coreia do Sul, Zcros Tratamento de Resíduos, uma empresa fornecedora de serviços e soluções globais em múltiplos segmentos. Entre os serviços oferecidos estão soluções ambientais, implementos para máquinas pesadas, soluções de sinalização digital e tecnologias de informação. A ZCROS disponibiliza ainda os serviços de Trading, permitindo que qualquer empresa ou pessoa realize a importação e exportação “Global Marketing” garantindo o sucesso em suas operações.
O Parque Industrial paraibano vai ganhar ainda uma Unidade da Indústria Italiana SmartPack, empresa do segmento de plásticos, que desde de 2007 tem se destacado na produção e transformação de chapas para encadernação, embalagens e materiais promocionais. Ainda dentro do seguimento de PP, a SmartPack é fabricante exclusivo de cantoneiras protetoras de palletes e bobinas.
Além da instalação dessas novas empresas, outras nove tiveram os incentivos fiscais obtidos junto ao Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba (Fain) confirmados. As unidades serão instaladas nos municípios de Pombal, Junco do Seridó, Mamanguape, Gurinhém, Conde, Alhandra e Cabedelo.
As empresas beneficiadas foram a Empresa de Beneficiamento e Comércio de Caulim (EBC), Cerâmica Planalto, Dmais Importação e Exportação de Alimentos, Elizabeth Cimentos, Elizabeth Mineração, LM Came Indústria e Comércio, Compecc Engenharia, Parpel Indústria e Comércio de Produtos de Papel e a microempresa Clidemberg Brito de Farias.
O sócio-diretor da LM Came, Davide Dellacqua, já havia assinado o protocolo de intenções em maio. A empresa teve o projeto aprovado e terá uma isenção de 75% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para operar no polo de Caaporã. “O investimento previsto é de R$ 7 milhões, mas vai depender do andamento do mercado, sobretudo da fábrica da Fiat. Não trabalhamos com contrato fechado, apenas com concorrência. Temos que ser competitivos para atingir esses números de faturamento e investimento. A redução do ICMS vai dar essa competitividade que precisamos”, afirma.
“O incentivo fiscal é diferente para cada setor”, lembra o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Renato Feliciano. Ele destaca que outro fator que o Conselho Deliberativo do Fain considera na hora de conceder o benefício é o setor em que a empresa atua. “Se já temos um determinado setor atuando na Paraíba, como o calçadista, o incentivo para as empresas de outros setores que estão chegando não pode se sobrepor. Respeitamos o princípio da isonomia”, diz.
Apesar de conceder o benefício, o governo do Estado não tem um estudo sobre o impacto da renúncia fiscal para a atração das empresas. “Não há renúncia. Esse incentivo, que a lei permite, dá um crédito presumido que varia entre 74% e 85% para as empresas, dependendo da tipologia. O retorno em tributos e geração de empregos é muito alto, é uma lógica nacional. A quantidade de empresas dispostas a investir na Paraíba se multiplica a cada mês, temos uma lista imensa de novos negócios querendo vir para a Paraíba”, comemora.
Enviado da FIEP



Nenhum comentário:

Postar um comentário