twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Jornalista Hérlon Cavalcanti publica nota sobre Pedro Eugênio

Pedro guerreiro-Pedro gênio. Meu amigo Pedro Eugênio.

Fotos: reprodução Facebook.

A vida e suas facetas. A cada dia que vivemos, estamos sujeitos a conviver com tanta coisa que machucam a gente e que “o tempo senhor da nossa matéria como diria o poeta Mineiro Carlos Drummond de Andrade” não consegue explicar. Ai chegam algumas noticias que nos abalam por inteiro. 

Dia 20 de abril às 22hs recebo uma ligação de São Paulo do amigo Marcos Paulo, que o nosso companheiro Pedro Eugênio tinha acabado de falecer. Gritei, sofri e chorei bastante. Mais não poderia deixar de agradecer a Pedro sem escrever algumas linhas sobre a sua passagem aqui na terra. 

Pedro era um militante histórico da esquerda brasileira. Um homem simples, sério, articulador, honesto, ético e com uma história de vida voltada para o favorecimento de um mundo mais justo e socialista. 

Conheci Pedro Eugênio há 30 anos quando na minha juventude meu tio Romero de Figueiredo falava da sua militância politica ao lado do amigo Pedro no PCB. Acompanhei essa história por muito tempo. 
As marchas camponesas e suas grandes batalhas por reforma agraria fez parte da bagagem de Pedro Eugênio. Aquilo tudo só construía em mim, um desejo de acreditar ainda mais que era possível acontecer reformas estruturadoras pra vida de muitos e Pedro era símbolo desse debate, fez parte da minha formação humana.

Fui crescendo e amadurecendo politicamente. O grande professor e economista Pedro Eugênio foi um dos meus heróis ao lado do grande Miguel Arraes no PSB. Os dois criaram o programa “chapéu de palha” uma pintura nos quadros da minha tela de sonhos. 



Miguel Arraes no PSB. Os dois criaram o programa “chapéu de palha” uma pintura nos quadros da minha tela de sonhos. 
Na direção do tempo, cada passo é uma conquista. Chegavam sempre às novas eleições e em cada uma delas, a batalha eleitoral era travada por Pedro como fonte inesgotável de luta. 

Pedro foi eleito Deputado, Estadual, Federal. Seus projetos de leis tinha o carimbo da sua competência. Chegou a disputar a campanha de Prefeito em Ipojuca não conseguindo se eleger. Lembro-me quando Pedro assumiu a direção do Banco do Nordeste a pedido do ex-presidente Lula em 2005.

Sua gestão foi revolucionaria abrindo espaço e dando vez e voz ao homem do campo, um fortalecimento com financiamentos e linhas de créditos dando dignidade e luz aos menos favorecidos. Nas crises politicas em nosso país, o nosso Pedro Eugênio era símbolo de equilíbrio para a construção coletiva do dialogo. Pedro chegou a ser presidente estadual do PT. Sua participação foi mola mestre do debate e nos embates políticos em Pernambuco.

Chega à eleição nacional de 2014. Pedro se coloca mais uma vez para disputa eleitoral. 
Mesmo com tanta fragilidade do PT e suas próprias armadilhas, o nosso grupo politico que em 2013 deixava a sigla, decide por unanimidade apoiar Pedro Eugênio para Deputado Federal, por entender, que ele representava um dos últimos homens sérios do partido, uma espécie de guru politico, uma figura extremamente revolucionária.

Pois bem, fomos pra rua, levar sua história e sua luta. Por quase 60 dias de batalhas entre o querer fazer, sempre com os pés no chão, se deparando com grandes estruturas politicas rivais, realizamos ao lado de Pedro, aqui em Caruaru, Vitoria de Santo Antão, Bonito e Batateiras, grandes encontros políticos, palestras e porta a porta, e em cada momento, Pedro se reinventava nas lutas e nas propostas.

Chegamos à reta final das eleições, com Pedro obtendo mais de 60 mil votos no Estado. Não foi possível sua reeleição, mais sua marca de homem sério, valente com propostas claras, sem promessas vazias e com um discurso apurado esse sim foi vitorioso.

“A morte surda caminha ao meu lado”, já dizia o poeta Baiano Raul Seixas. Agora chega a noticia da sua morte, depois de ter penado por três meses em uma luta intensa na tentativa de se recuperar de uma cirurgia no coração. 
As 22hs Pedro nos deixou no hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo. Um vazio no peito de muitos amigos, eleitores, militantes e camaradas que conviveram com ele.

Vá em paz amigo Pedro Eugênio e que o céu lhe receba de braços abertos, Pedro guerreiro que plantou a semente da luta e colheu a semente do bem eterno.

PEDRO EUGÊNIO HOMEM SÉRIO
UM GRANDE GUERREIRO
HOMEM SIMPLES E LUTADOR 
UM GRANDE COMPANHEIRO 
UM POLÍTICO DE ALMA LIMPA
UM GRANDE BRASILEIRO.
HÉRLON CAVALCANTI. 

* Militante politico e jornalista, Hérlon Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário