twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Sil Xucuru, é o primeiro índio a presidir uma casa legislativa em Pernambuco

Por Josué Nogueira / Recife-PE
O vereador de Pesqueira Sil Xucuru (PT) é o primeiro índio a presidir uma casa Legislativa em Pernambuco (há quem afirme, na cidade, que se trata do pioneiro no país).
Ele foi eleito em sessão na noite dessa segunda-feira (15). Derrotou o atual presidente, Tito França (PSB), que concorria à reeleição. Venceu por 9 votos 6.
O bate-chapa manteve o preefeito da cidade, Evandro Maciel Chacon (PSB), neutro. Isso porque ambos os concorrentes integram a base do governo.
Sil, cujo nome é Jucenildo José Simplício Freire, tem 42 anos, está no primeiro mandato e foi o vereador mais votado de 2012. Recebeu 1.844 votos.
Foto: Francisco Mendes Galindo –
pesqueirafuxico.com
A posse no mais alto cargo da Casa acontece no dia 1º de janeiro. O mandato cobrirá o biênio 2015/2016.
De acordo com o vereador Wagner Cordeiro de Menezes (PV), integrante do grupo que apoiou Sil, a mobilização em torno da chapa vitoriosa se deu por conta do desejo de abrir a Câmara para a sociedade.
Segundo Cordeiro, que assumirá a 2 ª secretaria, os nove se comprometeram a debater com os cidadãos projetos voltados para o desenvolvimento de Pesqueira.
“Ele (o presidente eleito) não vai decidir sozinho sobre a situação da casa. Resolvemos nos juntar e lutar por projetos e investimentos para a cidade”, disse.
“Vamos atuar em conjunto na busca por respaldo de  deputados que têm base no município. Vamos trabalhar e tomar e decisões com unidade”, completou em entrevista por telefone.
De acordo com o Blog Pesqueira em Foco, “a disputa foi muito tensa, depois de adiamento da eleição, discussões calorosas em plenário e até acusações de impetrar ação na Justiça contra o presidente”.
Ainda conforme o blog, “tudo se resolveu na noite de ontem (segunda), onde, numa sessão lotada, houve a eleição do novo biênio. Após a divulgação do resultado, houve queima de fogos de artifício, anunciando a nova presidência”.
Por sua vez, o blog Pesqueira Fuxico, Sil é técnico agrícola e professor presidente da Associação Xucuru. Lecionou na escola Intermediaria Monsenhor Olímpios Torres, na Aldeia de Cimbres .
É filho de um agricultor e de uma professora, residentes na Aldeia São José.
Além dele, a Câmara de Pesqueira conta com outros dois índios.
Blog Josué Nogueira / Recife-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário