twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Recife com Sustentabilidade em alta

Geraldo Julio afirmou que os municípios devem tratar da redução dos gases que provocam o efeito estufa, como Recife vem fazendo, na abertura do Pernambuco no Clima 

Por Edmar Lyra 
edmarlyra.com.

Recife - O prefeito Geraldo Julio participou, na manhã desta terça-feira (4), ao lado do governador Paulo Câmara, da abertura do 4º Seminário Pernambuco no Clima, onde defendeu a importância dos municípios no debate da redução dos gases do efeito estufa. O evento, realizado pelo Governo do Estado e que acontece no Teatro RioMar, reúne especialistas nacionais e internacionais para debater soluções sustentáveis para conter o aquecimento global, reduzir riscos climáticos e desenvolver políticas e negócios inovadores.

O gestor também aproveitou para fazer um a balanço das ações sustentáveis realizadas na Prefeitura nestes dois anos e meio de gestão e ainda lançou uma revista que detalha o inventário de emissões dos gases do efeito estufa no Recife. Geraldo Julio lembrou a experiência do Recife como cidade modelo no Urbans Leds, que promove estratégias de desenvolvimento urbano de baixo carbono, e a participação na COP 19, em Varsóvia (Polônia), e COP 20, em Lima (Peru), que são eventos promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e discutem o clima, e que teve o prefeito do Recife como único gestor municipal convidado do Brasil para esses dois eventos.

“Eventos como o Pernambuco no Clima são importantes de serem promovidos. Os governos nacionais participam de eventos promovidos pela ONU debatendo e estabelecendo metas, mas depende muito dos governos locais. É importante esta participação dos municípios, e eu defendi isso nas COPs 19 e 20, porque é nos municípios onde são discutidas as políticas de resíduos sólidos, políticas de transportes, políticas de iluminação, políticas de drenagem, e tudo isso tem a ver com a emissão de gases do efeito estufa”, avaliou Geraldo, que já recebeu o convite para participar da COP 21, que acontece em dezembro, na França.

O gestor reforçou que as cidades são as que mais sofrem com os efeitos das mudanças climáticas e que precisam ser acrescentadas nas discussões. “O Pernambuco no Clima é importante para fazer esta interação. A maioria desses assuntos é tocada nos municípios e é importante que a ONU insira os municípios neste debate e pactue metas locais para os governos do mundo inteiro”, acrescentou o prefeito.

Ainda durante o Pernambuco no Clima, o gestor lembrou algumas ações realizadas pela gestão que visam a redução dos impactos das mudanças climáticas no meio ambiente. O prefeito lembrou a publicação do Inventário de Gases do Efeito Estufa, a requalificação do Jardim Botânico, a Lei de Proteção das Unidades Protegidas, Lei de Proteção de Praças e Parques, o plantio de mais de 42 mil árvores, a troca de 54 mil pontos de iluminação pública por iluminação mais eficiente, o desenvolvimento do Parque Capibaribe, as Ecoestações, os Econúcleos, entre outras ações.

A Prefeitura do Recife está presente na programação do evento com o painel de Cidades Participativas e Inovações para Metrópoles Sustentáveis, onde serão descritos o Projeto do Parque Capibaribe e os Econúcleos da Jaqueira, Cais do Imperador e o Jardim Botânico. Além dos painéis de debates do evento, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife montou um estande, que representará um econúcleo itinerante, com um espaço interativo com tablets, projetor touch e óculos rift – usados para imergir o usuário na realidade virtual. Os equipamentos vão dispor de games ecológicos e passeios virtuais por atrativos do Jardim Botânico e pelo projeto do Parque Capibaribe, com a intenção de usar a tecnologia para envolver o público com as questões ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário