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sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Estação da transposição é entregue em Cabrobó

Membros do Ministério da Integração Nacional realizaram nesta quinta-feira (20), uma visita técnica na Estação de Bombeamento (EBI-1), do Eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. Na ocasião, foi feita uma explicação de como funcionará a primeira estação concluída neste trecho, que será acionada nesta sexta-feira (21), pela presidente Dilma Rousseff.

A apresentação foi feita pelo diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração, Robson Botelho. De acordo com o diretor, nessa primeira etapa, a água seguirá em um canal por sete quilômetros até o reservatório de ‘Tucutú’ e 45,9 quilômetros até o segundo reservatório ‘Terra Nova’, localizados em Cabrobó. O investimento neste trecho foi de R$ 625,09 milhões.

A previsão é de que o reservatório de Tucutú esteja cheio em 39 dias. Após esta etapa, serão necessários mais 18 dias para encher o reservatório Terra Nova. Para que tudo ocorra dentro do previsto, a bomba deve operar diariamente por 16 horas, durante cinco dias por semana.

O início dos testes, confira neste vídeo:

Créditos da filmagem: Canal Integração. 

Somente este eixo possui três estações distribuídas ao longo de 260 quilômetros de extensão, segundo a programação do Ministério da Integração, até o final de 2015, todas estarão concluídas. Ao todo serão beneficiados 77.733 habitantes, em 12 comunidades quilombolas e 23 indígenas.
Ainda de acordo com informações do diretor do Departamentos de Projetos Estratégicos, um termo deve ser assinado também nesta sexta (21), para garantir o abastecimento em outras comunidades. “Será assinado um Termo de Compromisso com os governos dos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba para abastecer 325 comunidades”, disse Robson Botelho.
Transposição
O Projeto de Integração do Rio São Francisco deve garantir a segurança hídrica a 12 milhões de pessoas, em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A obra, organizada em dois eixos de transferência, Norte e Leste, estava orçada inicialmente em R$ 4.5 bilhões e deveria ficar pronta em 2014. Mas, com o adiamento da obra, um novo prazo foi estipulado e o valor foi elevado para cerca de R$ 8,2 bilhões.

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