twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Estudante da UFPE cria braço robótico controlado pelo cérebro

Por Joicy Silva do Jornal Extra 
O estudante Vitor Hazin, do curso de Engenharia Mecânica da UFPE, desenvolveu o protótipo de um braço robótico controlado pelo cérebro, capaz de ajudar pessoas que perderam o movimento do braço. O projeto foi pensado e posto em prática durante o intercâmbio do aluno na Universidade de Reading, na Inglaterra, onde passou um ano como bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do Governo Federal.
O equipamento é comandado por meio do pensamento. “Para fechar a mão, basta fazer um gesto de concentração e, ao imaginar que estou movendo minha mão, consigo detectar e enviar o sinal para o braço ir para a esquerda ou para a direita”, explica Hazin, que retornou ao Brasil na semana passada. O projeto diferencia-se da maioria das próteses disponíveis, que são comandadas por estímulo muscular. Além disso, o invento do estudante teve custo relativamente baixo: R$ 1.900.
Até o momento, o braço robótico foi testado apenas com o próprio inventor e ainda deve passar por melhorias. A ideia surgiu quando Vitor Hazin cursou uma disciplina de mestrado, na Universidade de Reading, em que aprendeu a controlar um jogo com o piscar dos olhos com uso do eletroencefalograma (equipamento utilizado para detectar sinais cerebrais). Com o término da disciplina, ele comprou um equipamento desse tipo com o intuito de fazer algum projeto controlado pelo cérebro, nascendo, assim, o braço robótico.
A pesquisa é de iniciativa pessoal, embora tenha contado com apoio de professores das áreas de robótica, cibernética e neurociência vinculados à instituição inglesa, e já dura 11 meses. Agora, o estudante pretende dar continuidade ao projeto, realizar novos testes e conquistar parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário