Um app vai
ajudar consumidores em Angola, Moçambique e Brasil a conhecer melhor o vinho,
sobretudo de Portugal, apresentando cerca de 200 dicas que prometem melhorar a
experiência do consumo.
O projeto
'ViniDikas' foi desenvolvido pela distribuidora de vinhos portugueses Lusovini
e vai ser apresentado segunda-feira em Luanda, prometendo "conselhos
simples, úteis e práticos para valorizar o vinho das garrafas que se pedem no
restaurante, no bar ou que se compram para beber em casa".
"São
mercados onde os consumidores se tornaram rapidamente muito exigentes e onde
têm acesso a tanta informação sobre vinhos que, muitas vezes, lhes será útil
existir um acesso rápido a pequenas sínteses que respondam, num determinado
momento, a uma dúvida", explica Casimiro Gomes, presidente da Lusovini.
Disponível
para 'smartphone' e 'tablet', o aplicativo, garante, "interessa tanto a
quem se inicia como a consumidores sofisticados". "A nossa ideia foi
ter um app que seja útil, tanto para consumidores que por exemplo não têm
presente que o álcool vem do açúcar natural das uvas, através da fermentação
alcoólica, como para entendidos que precisam refletir sobre a temperatura a que
querem servir um vinho especial, o tipo de copo que vão utilizar ou a
antecedência com que devem abrir a garrafa", acrescenta Casimiro Gomes,
mentor do 'ViniDikas'.
Nas telas
dos smartphones surgem informações sobre o ciclo da videira, a vindima, as
castas internacionais e sobretudo as portuguesas, o processo de vinificação -
da uva ao vinho -, ainda sobre as regiões do vinho, métodos de conservação para
ter uma garrafeira em casa, ou até como abrir uma garrafa, servir e a própria
temperatura, para além das dicas sobre "harmonias entre o vinho e a
comida".
Segundo
informação transmitida pela empresa à Lusa no início do ano, a Lusovini tem
mais de 70 referências de vinhos portugueses e exporta para 27 países 70 por
cento da produção total. Angola é o principal mercado de destino, com 25% do
total dos vinhos exportados. Informações do notícias ao minuto - TECH.
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