twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Mundo vê prisões da Lava Jato como ‘bomba nuclear’

As recentes prisões do senador Delcídio do Amaral e do banqueiro André Esteves foram sentidas como uma “bomba nuclear'' na política brasileira, segundo uma reportagem da agência Reuters publicada pelo site de economia “Business Insider''. O escândalo faz tremer o mundo político brasileiro, segundo o jornal francês “Le Monde''.



As primeiras reportagens na imprensa estrangeira sobre o avanço da Operação Lava Jato pareciam dar um destaque maior à prisão do banqueiro de que à do senador e líder do governo. Os principais sites de finanças do mundo foram rápidos em analisar o impacto da prisão da “estrela'' da economia brasileira, como Esteves era conhecido.


Só agora, com um pouco mais de tempo para interpretar os fatos, o impacto político das prisões começa a ser estudado pela mídia internacional. Isso é normal. A imprensa estrangeira tradicionalmente reage de forma mais lenta na cobertura de notícias do Brasil, então as reportagens mais aprofundadas começaram surgir agora.

Segundo a Reuters, as prisões vão aprofundar a crise política no país e complicar o trabalho do governo de Dilma Rousseff no Congresso.

O Monde destacou logo no início do texto a fala do ex-presidente Lula, que chamou as declarações do senador preso uma “idiotice''. “Descrito como PT, mas não muito, o senador Amaral é acusado de atrapalhar a Justiça'', diz.

* Daniel Buarque é jornalista e escritor com mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É Nascido e formado no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, repórter do G1 e da Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário