twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

MS declara estado de emergência sanitária nacional

Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
Imagem: divulgação.
Por Daniel Barros.

O Ministério da Saúde (MS) declarou, ontem (11), em nota, um estado de emergência sanitária nacional em razão de um surto de bebês com microcefalia em Pernambuco. A doença é uma má formação que causa sérias deficiências de desenvolvimento.  

Segundo dados, até o momento foram notificados 141 casos suspeitos, em 44 municípios do estado. O número é 15 vezes superior à média apresentada no período de 2010 a 2014.

A secretaria executiva de Vigilância em Saúde do estado de Pernambuco, Luciane Albuquerque, explicou que os profissionais começaram observar um constante aumento de casos. “A gente começou a elaborar um protocolo clínico e epidemiológico para orientar os profissionais de saúde nas unidades de saúde ao que fazer quando se depararem com um caso desse”, destacou.

De acordo com Ministério da Saúde, nas crianças e gestantes estão sendo feitos exames clínicos, de imagem e laboratorial, conforme orienta o protocolo definido pelo MS e Secretaria de Saúde de Pernambuco.

A partir da declaração do MS, um grupo de especialistas foi formado para investigar as causa do aumento dos números de casos. Uma da suspeitas da equipe que investiga o surto é a contaminação da mãe pelo vírus Zika, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mais conhecido mosquito da dengue.

O surto também foi comunicado à Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan-americana de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário