twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Assunto em Pauta especial

Ataque à Paris.  

O grupo de radicais do Estado Islâmico emitiu uma nota neste sábado (14) reivindicando a responsabilidade por ataques que mantaram 229 e deixaram 352 feridos. Esse é o pior ataque à França na história, nem na segunda guerra mundial (1939-1945), aconteceram tantas mortes sequenciais.  

Em nota oficial, o grupo disse que seus combatentes estavam presos a cintos com explosivos e carregando armas de grosso calibre. Os ataques em vários locais no centro da capital francesa foram cuidadosamente planejados.

Além da casa de shows Bataclan, os tiros e explosões ocorreram em um restaurante, em um bar e em outros três locais. De acordo com informações, entre os 352 feridos, estão três brasileiros que, segundo o Consulado-Geral do Brasil na França, Maria Edileuza Fontenele Reis, passam bem e sem risco de vida. Já o governo francês informou que, oito terroristas morreram. 

Em comunicado, o grupo terrorista Estado Islâmico disse que os ataques "foram escolhidos minunciosamente".

"Oito irmãos com explosivos na cintura e fuzis fizeram vítimas em lugares escolhidos previamente e que foram escolhidos minunciosamente no coração de Paris, no estádio da França, na hora do jogo dos dois países França e Alemanha, que eram assistidos pelo imbecil François Hollande, o Bataclan onde se estavam reunidos centenas de idolatras em uma festa de perversidade assim como outros alvos no 10º arrondissement e isso tudo simultaneamente. Paris tremou sob seus pés e as ruas se tornaram estreitas para eles. O resultado é de no mínimo 200 mortos e muitos mais feridos. A gloria e mérito pertencem a Alá”, diz o comunicado.

VÍDEOS

Um vídeo divulgado nas redes sociais revela o início do atentado na casa de espetáculos Bataclan, em Paris, na noite de sexta-feira. Pelo menos 89 pessoas morreram na trágica ocasião.  

De acordo com informações da rede de TV CNN, na França, no momento do tiroteio, entre policias e terroristas, a banda americana Eagles of Death Metal fazia um show para 1,5 mil pessoas. Quatro homens invadiram o estabelecimento e, com fuzis AK-47, atiraram contra o público. Os tiros duraram 15 minutos. Assistam vídeo: 



Em outro vídeo, o repórter do jornal francês "Le Monde", que mora por trás da casa de eventos, registrou o momento de desespero das pessoas. O vídeo tem imagens fortes:


O professor e especialista do instituto de estudos estratégicos, Jonuel Gonçalves, da Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), em entrevista ao Globo News, analisou as estratégias do grupo Estado Islâmico, de agora em diante após o recente ataque. Assistam ao vídeo: 



TECNOLÓGICAS 

Facebook ativa plugin
O Facebook permitiu a mudança temporária da fotografia do perfil por um filtro da bandeira da França. “Mude sua foto de perfil para demostra apoio à França e os parisienses”. É esta a mensagem que convida os internautas a mostrarem o seu apoio aos acontecimentos.

Para colocar o filtro de perfil, basta acessar o perfil e selecionar a foto de perfil, escolher "upload de Foto" (no iPhone) ou "Editar foto de perfil" (em Android), selecionar "Tornar Temporária" e escolher "Utilizar".

Guerra na Internet
O grupo hacker Anonymous anunciou nesta segunda-feira (16), que vai “caçar” os responsáveis pelo atentado e declarou guerra aos terroristas.  

De acordo com especialista na segurança da informática, Arthur Cesar Orena, que concedeu entrevista ao olhar digital, não é possível prever o que os Anonymous, especificamente, vai fazer contra o Estado Islâmico. O grupo já “declarou guerra” no passado, mas recentemente após o atentado à redação da revista francesa Charlie Hebdo, em janeiro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário