twitterfacebookyoutubeemail

Social Icons

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Crimes violentos contra o patrimônio aumentam e preocupam empresários

Por Letícia Lins - JC NAS RUAS:

Preocupados com a explosão da violência no Agreste – principalmente no Polo de Confecções, empresários da região estiveram no Recife, onde se reuniram com o Batalhão da Polícia Rodoviária de Pernambuco. Eles foram solicitar reforço policial para as estradas que dão acesso a Santa Cruz do Capibaribe, cidade localizada a 192 quilômetros do Recife. É que só o Moda Center Santa Cruz espera atrair mais de 1 milhões de pessoas durante os meses de novembro e dezembro, de olho nas compras  de fim de ano.

O temor não é para menos. Em Pernambuco, entre janeiro e setembro,  os crimes violentos contra o patrimônio tiveram um aumento de 26 por cento. Ou seja, subiram de 48.212 em igual período de 2014 para 60.763 em 2015. Na quarta-feira, o Síndico do Moda Center, Alan Carneiro, teve encontro com o Comando do BPRV na sede do próprio Batalhão, que fica no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife.  A Polícia Rodoviária se comprometeu a enviar reforço com uma viatura e três motocicletas, para patrulhamento da PE-160, que fica entre o distrito de Pão de Açúcar (em Taquaritinga do Norte) e o Moda Center ( em Santa Cruz do Capibaribe). A via é uma das mais procuradas por sulanqueiros, e também uma das mais visadas por assaltantes. Alan disse que vai pedir reforço à Secretaria de Defesa Social, à PM e também à Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.


Problemas com assaltos viraram drama cotidiano de pernambucanos e recifenses. Na Capital, reclamações sobre insegurança chegam à Redação tanto de bairros sofisticados quanto dos populares. No Recife, o aumento de CVPs foi de 25 por cento, nos nove meses do ano. A Secretaria de Defesa Social registrou 23.574 crimes desse tipo até outubro, aqui na Capital. Sinceramente, é muita coisa. Essa semana, frequentadores do Parque Santana, na Zona Norte, disseram que não têm mais segurança para circular naquele local. Antes, mesma queixa havia sido feita por pessoas que circulam no da Jaqueira. A Polícia Militar confirmou ao JC nas Ruas que prendeu um homem  e apreendeu um menor de 16 no interior do Santana, onde praticavam assaltos à mão armada Eles portavam quase 40 pedras de crack (leitores já haviam denunciado tráfico de drogas naquele local). Flagrante foi no dia 19. Mas no domingo passado, crimes voltaram a ocorrer no mesmo local. E números voltam a preocupar. Prefeitura já prometeu triplicar a segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário